José Eduardo Agualusa apresenta novo livro e aproveita para falar sobre a criação literária.
Aproveito eu para falar de dois livros anteriores deste autor.:"O Vendedor de Passados" e "Passageiros em trânsito".
É muito difícil falar destes livros e fazer com que vos chegue a magia deles sem desvelar a história, o que não gostaria de fazer, dado que espero que leiam e desfrutem tanto como eu desfrutei.
Então imaginemos que existe um homem que cria e vende passados para pessoas que têm um passado de que não gostam, imaginemos que há uma mulher que viaja para caçar luz e nuvens, imaginemos uma osga que espreita as histórias alheias e que, além do mais, conta... Com certeza que vamos acabar por imaginar o mundo de "O Vendedor de Passados".
"Passageiros em trânsito" é um conjunto de relatos em que aparece o absurdo misturado com a realidade africana vista desde um ponto de vista ironicamente humorístico. A não perder "A Gargalhada", nem "Memórias póstumas", onde faz uma espécie de homenagem a Machado de Assis...
E para finalizar, salientar o olhar interessante e aglutinador que este autor tem sobre o mundo da LUSOFONIA, tendo morado em Angola (onde nasceu), em Portugal e no Brasil...
Deixo o endereço da página dele para quem quiser saber mais: http://www.agualusa.info/
Em seara alheia
Hace 4 días

2 comentarios:
O argumento é muito interessante...original e lírico.
Quando for a Lisboa vou comprá-lo.
Obrigada!
Obrigado pela dica! Gostei muito da historia do livro "O vendedor de passados", bem lírico, vou levar em conta para quando comprar mais livros em português. Com certeza tem de ser um livro interessante. Agora estou lendo António Lobo Antúnes em espanhol, seu livro "A explicação dos pássaros" e penso que é mesmo complicado em espanhol... Depois toca um livro em português, vou alternando.
Publicar un comentario